Pra montar essa oficina foi aquela empolgação! Nós três (Patrícia, Taciane e Cladilaine) utilizamos o tempo que estaríamos na escola na semana anterior para preparar tudo lá na faculdade.
Alguns registros...
A ideia era apresentar primeiramente uma explicação sobre medidas (com exemplos do cotidiano). Em seguida aplicaríamos alguns exercícios de fixação, e por fim, um jogo com peças que se encaixariam de acordo com a proporção das medidas.
O jogo foi preparado com E.V.A., papel cartão, folha sulfite e canetinha. Montamos três "tabuleiros", e o resultado foi o seguinte:
Tudo pronto... É hora de aplicar!
"Folha de atividades, tabelinha, jogo de fixação e BIS® para agradar! " Patrícia Ferro |
Logo que chegamos à escola montamos a sala e aguardamos a chegada dos alunos. (2ª, 3ª e 5ª aulas, cada uma com uma turma de 6º ano diferente)
A primeira turma que recebemos havia saído da Educação Física e estava super agitada. Passamos nossos primeiros apuros na docência, rsrs. Enfim, aplicamos a oficina conforme tínhamos pensado, mas os resultados não foram os melhores daquela tarde! :/
Em seguida recebemos outra turma, que estava um pouco dispersa. O jogo funcionou melhor dessa vez, rs.
Na última aula a oficina foi mais tranquila. Os alunos entenderam a explicação, participaram da correção das atividades e, pelo que pudemos perceber, também gostaram do jogo. Essa turma interagiu mais conosco.
Não tiramos muitas fotos por falta de tempo. Da próxima vez nos preocuparemos mais com esse detalhe!
... E como mimo levamos BIS junto a um recadinho de agradecimento pela participação.
Por hoje é só!
É bom lembrar que esse nosso primeiro contato com a docência tem sido gratificante para ambas as partes. Os alunos são presenteados com aulas diferenciadas, como a oficina, e nós com a relação "professor"-aluno antecipadamente, aprendendo a ensinar.