Olá! A aula a seguir foi aplicada na última terça-feira, 04, no 6º ano A do Colégio Estadual Maria Dalila Pinto E.F.M., pelas bolsistas Pibid Aline, Cladilaine e Geissiélen.
Essa atividade faz parte de um projeto em andamento das bolsistas, que visa estudar e combater certos conceitos errôneos criados por muitos alunos durante o estudo de Potências, e nesse caso tratou-se da multiplicação da base pelo expoente.
A aula foi dividida em dois momentos: O primeiro deles seria uma preparação por meio de uma tabela com algumas regras e casos particulares de Potência. Nesse instante, buscou-se elaborar um reforço com relação ao conteúdo, frizando pontos importantes já estudados pelos alunos, bem como erros frequêntes.
No segundo momento trabalhou-se de maneira mais concreta, utilizando como ferramenta de ensino um Bingo da Potenciação. A relação entre Bingos e matemática dá muito certo desde sempre. Contagia os alunos, desperta interesse e atenção ao conteúdo e ainda o desejo de vencer, de ir além de sua capacidade atual. Devido a isso, mais uma vez, premiou-se os vencedores.
Como podem perceber, dois alunos venceram o Bingo. E seria interessante frizar alguns pontos observados, considerados importantes para a formação do professor:
Alguns alunos se mostraram resistentes à atividade, não participando do Bingo. Um dos alunos ditos como "vencedores" havia atribuído à 10^3 o resultado 3000. E o mais interessante é que justamente essa potência havia sido trabalhada no início da aula e constava na tabela que tinham em mãos. Devido a isso, percebeu-se a desvalorização da explicação e do próprio esforço do professor por parte de determinados alunos. Mas nem tudo foi perdido, rs... Os demais alunos da turma se esforçaram, realizando as potências em questão e se empolgaram muito com o Bingo.
Os demais alunos também receberam um mimo ao final da aula. Agradecemos o auxílio e as instruções da querida profª supervisora Tereza...:)