segunda-feira, 1 de julho de 2013

Jogando e Aprendendo com o Tangram! (Ativ, desenvolvida no Col. Est. Luiz Setti)



Olá! Hoje estamos trazendo pra cá os registros da atividade realizada no Colégio Luiz Setti pelos bolsistas Igor e Missênia. 

No dia 27 de junho de 2013 apresentaram à turma do 9º ano (profº Sidnei) o Tangram, trabalhando com eles as formas geométricas, a criatividade e o raciocínio lógico, características fundamentais para o estudo da Matemática. 

Vamos saber um pouquinho mais sobre esse quebra-cabeças?


"Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. [...]
[...] Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Uma diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível formar várias formas, tais como animais , plantas e pessoas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras.
Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".
O tangram é um jogo que se originou na China e aos poucos foi chegando ao Brasil, e com isso os povos inventaram desenhos com as sete peças.""    Fonte: Wikipedia


Os pibidianos trabalharam a montagem de algumas figuras geométricas e animais com o quebra-cabeças. Os alunos interagiram muito e se arriscaram em montar diversas figuras. Vem ver!










O quebra-cabeças foi confeccionado pelos próprios bolsistas.

Ficamos por aqui, até a próxima! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário