quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aula Diferente sobre Figuras Planas e Sólidos Geométricos (Grupo III)

Relembrando o cronograma postado há algumas semanas, nosso próximo passo era escolher um dos conteúdos da SAEP apresentados pelo coordenador e trabalhá-lo em três semanas com os alunos. Pois bem... todos os grupos decidiram trabalhar Figuras Planas e Sólidos Geométricos. O grupo de bolsistas do Colégio Estadual Luiz Setti utilizou os materiais existentes no Laboratório de Matemática para isso. As três semanas foram subdivididas da seguinte maneira: 

I. Figuras Planas (com foco no reconhecimento das formas, dos lados, no cálculo de perímetro e de área); 

II. Sólidos Geométricos (Área) com a montagem do Cubo;

III. Sólidos Geométricos (Volume) com o preenchimento do Cubo.



Mais detalhes das aulas....

Na aula I nos utilizamos de recursos como DataShow, peças em E.V.A. e folders explicativos. Primeiramente expomos nosso cronograma aos alunos, como o conteúdo que abordaríamos, as datas, os métodos, etc. Em seguida apresentamos a eles as Figuras Planas e suas propriedades. Demos exemplos de figuras planas encontradas no dia-a-dia e partimos para o cálculo de perímetro e área. Fizemos uma atividade em folha ao final da explicação. Contamos com a presença do coordenador do subprojeto, Profº Jonis. Foi uma aula bem tranquila. As fotos:









Na aula II trabalhamos o reconhecimento de alguns Sólidos Geométricos sem nos aprofundarmos muito. Abrimos um foco maior no Cubo, trabalhando com eles o cálculo de área. Para isso, montamos cubos de papel cartão. Foi um trabalho bem interessante... Eles participaram e se envolveram muito bem ao conteúdo durante a aula. Nós, bolsistas, confeccionamos os cubos e deixamos prontos para a colagem. Os alunos montaram-nos, tendo também noções de vértice e arestas. Depois de prontos, os cubos foram reservados para um trabalho posterior, da aula III. Os recursos utilizados foram: Folders Explicativos, Peças em E.V.A., Sólidos em Acrílico, Papel-cartão, Cola, Canetinha e Tesoura.









A terceira aula foi apenas sobre Área e Volume. Para trabalhar o volume, preenchemos os cubos montados na aula II com arroz. Lhes passamos a ideia de que a dobradura que construíram representava área e o arroz, o volume. Trabalhamos também com a comparação de unidades de medida. Fizemos o cálculo do volume na lousa e em seguida o comparamos com os resultados obtidos pelo copo medidor. Em seguida lhes encaminhamos à mesa de exposição que montamos, com sólidos geométricos em madeira, para que pudessem ver de perto tais objetos. Foi outra aula muito produtiva. Apesar de contarmos com a participação de poucos alunos (apenas doze) pudemos trabalhar bem o que pretendíamos, e esperamos que tenha ficado clara a ideia de área e volume para eles. Recursos: Folders Explicativos, Sólidos em Madeira, Material Dourado, Cubos de papel confeccionados pelos alunos e Arroz comum.














Esse é um dos trabalhos que vai para o artigo sobre o nosso plano de aula.. Assim que pronto, o artigo também vem pra cá.. Aguardem! 

Ficamos por aqui... Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário