quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Pibid na Semana da Matemática: Exposição e Apresentações


Na última sexta-feira, 29 de agosto, tivemos o prazer de passar a tarde ao lado de alguns alunos do Colégio Est. Anésio de Almeida Leite, de Jacarezinho-PR, juntamente com seus supervisores.

Um dos intuitos dessa tarde foi apresentar o Pibid de maneira mais detalhada, com exposição de alguns dos trabalhos já realizados no programa. Nos propusemos ainda a apresentá-los a Universidade Estadual do Norte do Paraná, seus cursos, suas extensões, e mais especificamente os cursos de Licenciatura presentes no Centro de Ciências Humanas e da Educação (antiga Fafija), afim de promover a tais alunos um maior interesse na área docente, com ênfase em Matemática.

Os bolsistas foram divididos em dois grupos para a realização de atividades durante a Semana, e no grupo de sexta-feira participaram: Bruna, Caique, Cladilaine, Edilson, Geissiélen, Miquéias, Patrícia, Tatielen e Thaís.  

Para bem recebê-los preparamos um cronograma diversificado:

- De início fizeram um tour pelo Centro, conhecendo salas e blocos;

- Seguiram então para a sala de Exposição de Atividades, onde puderam conhecer de perto alguns materiais já confeccionados pelos pibidianos, como atividades, Jogos matemáticos e materiais confeccionados. 















- Adiante apresentamos a eles  a Universidade e suas ramificações, conforme já comentado. Durante essa abordagem discutimos o assunto, questionamos a respeito do futuro deles, de seus ideais, e todos disseram que pretendem fazer faculdade. Aí então, quando perguntamos sobre os cursos nos quais pretendiam ingressar pudemos apontar todos aqueles nos quais a matemática se fazia presente, e por coincidência ou não, a grande maioria não vai escapar da matemática tão cedo! rs



- Em seguida contamos um pouco sobre a história do Pibid na UENP, seus objetivos, suas ramificações e  citamos alguns números interessantes. Também lhes apresentamos a CAPES.



-  Aí então um dos nossos integrantes Pibid fez uma introdução a sua oficina de Cubo Mágico, que estava programada para o fim da tarde, com um vídeo muito curioso.



- Em seguida puderam conhecer a Sala Temática "A Matemática sob Diversas Perspectivas" montada por alguns acadêmicos de Matemática (André Felipe, Daniele Brigido, Miquéias do Prado, Patrícia Ferro e Willian Nogueira) que, atenciosamente, atenderam ao nosso pedido e permitiram a visita na sexta-feira. A sala estava incrível, com diversos jogos matemáticos, curiosidades, objetos bizarros, além de alguns materiais matemáticos que sem dúvida despertam interesse pelo raciocínio.




- Lá na Sala Temática fizemos uma breve pausa para o lanche da tarde!!! :D

hmm.... as pibidianas fizeram o lanchinho, que por sinal ficou muito bom!!!




E pra fechar a tarde muito bem o bolsista Miqueias deu uma oficina sobre a montagem do Cubo Mágico, com o auxílio dos bolsistas Thais e Miqueias. Os alunos adoraram o desafio!








O grupo uniu forças para realizar o trabalho da melhor maneira possível. Ficamos muito felizes com a visita e gostariamos de agradecer a presença dos alunos, dos professores supervisores, a disponibilidade do pessoal da sala temática e aos coordenadores, pois por meio disso tudo é que o trabalho pôde ser realizado!

Nosso intuito foi apresentar a eles um pouco do nosso universo e deixá-los interessados pela área docente.
Devido a isso apresentamos a faculdade, o prazer de participar do Pibid, entre outros relatos! 


Ficamos por aqui... E até mais!

Um comentário: