quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Aula Diferente sobre Figuras Planas e Sólidos Geométricos (Grupo III)

Relembrando o cronograma postado há algumas semanas, nosso próximo passo era escolher um dos conteúdos da SAEP apresentados pelo coordenador e trabalhá-lo em três semanas com os alunos. Pois bem... todos os grupos decidiram trabalhar Figuras Planas e Sólidos Geométricos. O grupo de bolsistas do Colégio Estadual Luiz Setti utilizou os materiais existentes no Laboratório de Matemática para isso. As três semanas foram subdivididas da seguinte maneira: 

I. Figuras Planas (com foco no reconhecimento das formas, dos lados, no cálculo de perímetro e de área); 

II. Sólidos Geométricos (Área) com a montagem do Cubo;

III. Sólidos Geométricos (Volume) com o preenchimento do Cubo.



Mais detalhes das aulas....

Na aula I nos utilizamos de recursos como DataShow, peças em E.V.A. e folders explicativos. Primeiramente expomos nosso cronograma aos alunos, como o conteúdo que abordaríamos, as datas, os métodos, etc. Em seguida apresentamos a eles as Figuras Planas e suas propriedades. Demos exemplos de figuras planas encontradas no dia-a-dia e partimos para o cálculo de perímetro e área. Fizemos uma atividade em folha ao final da explicação. Contamos com a presença do coordenador do subprojeto, Profº Jonis. Foi uma aula bem tranquila. As fotos:









Na aula II trabalhamos o reconhecimento de alguns Sólidos Geométricos sem nos aprofundarmos muito. Abrimos um foco maior no Cubo, trabalhando com eles o cálculo de área. Para isso, montamos cubos de papel cartão. Foi um trabalho bem interessante... Eles participaram e se envolveram muito bem ao conteúdo durante a aula. Nós, bolsistas, confeccionamos os cubos e deixamos prontos para a colagem. Os alunos montaram-nos, tendo também noções de vértice e arestas. Depois de prontos, os cubos foram reservados para um trabalho posterior, da aula III. Os recursos utilizados foram: Folders Explicativos, Peças em E.V.A., Sólidos em Acrílico, Papel-cartão, Cola, Canetinha e Tesoura.









A terceira aula foi apenas sobre Área e Volume. Para trabalhar o volume, preenchemos os cubos montados na aula II com arroz. Lhes passamos a ideia de que a dobradura que construíram representava área e o arroz, o volume. Trabalhamos também com a comparação de unidades de medida. Fizemos o cálculo do volume na lousa e em seguida o comparamos com os resultados obtidos pelo copo medidor. Em seguida lhes encaminhamos à mesa de exposição que montamos, com sólidos geométricos em madeira, para que pudessem ver de perto tais objetos. Foi outra aula muito produtiva. Apesar de contarmos com a participação de poucos alunos (apenas doze) pudemos trabalhar bem o que pretendíamos, e esperamos que tenha ficado clara a ideia de área e volume para eles. Recursos: Folders Explicativos, Sólidos em Madeira, Material Dourado, Cubos de papel confeccionados pelos alunos e Arroz comum.














Esse é um dos trabalhos que vai para o artigo sobre o nosso plano de aula.. Assim que pronto, o artigo também vem pra cá.. Aguardem! 

Ficamos por aqui... Até mais!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cronograma de Atividades para a conclusão do ano de 2013!

Olá galera! Como comentamos num post anterior, estamos preparando um trabalho muito legal com os alunos para o fim do ano letivo de 2013... Olha só...

Na última reunião com o grupo, realizada no dia 30 de setembro, o coordenador Jonis nos apresentou um cronograma de metas para a conclusão do ano letivo de 2013 e fizemos um levantamento de ideias acerca desse novo roteiro. Hoje trazemos pra cá tudo o que foi decidido e conversado nessa data...


* Faremos uso do Caderno de Expectativas de Aprendizagem do 9º ano do Paraná (Capítulo Matemática) para agir corretamente - segundo as expectativas do Governo - durante nosso trabalho com os alunos.

* Estudaremos as Estatísticas Paranaenses de Acertos de 9º Ano por Conteúdo e, dividindo-nos em três gurpos, escolheremos um determinado tópico dentre os apresentados no gráfico (Ex.: Números e Álgebra, Funções, entre outros) e montaremos uma aula constituída por três momentos - um por semana - utilizando-nos desse escolhido.

* Apresentaremos ao grupo nossas ideias para a aula e todo o procedimento do trabalho.

* Aplicaremos a aula.

* Montaremos um Artigo Científico que englobe os resultados de todo o grupo durante esse processo, nos valendo das estatísticas anteriormente citadas, dos resultados obtidos, das turmas trabalhadas, enfim, de todo o trabalho realizado em si. 




Os temas já foram escolhidos pelos grupos, e até o momento ficou decidido trabalhar-se Grandezas e Medidas, com foco em perímetro, área e volume de figuras planas e sólidos. 
Todos os grupos trabalharão o mesmo tema para que esse se encaixe melhor ao Artigo.
Um dos grupos trabalhará o conteúdo com 6º ano, devido a alguns pormenores, enquadrando-o às peculiaridades de tal nível escolar. 
As duas escolas parceiras estarão envolvidas nesse trabalho.


O procedimento se finalizará em torno do fim de novembro de 2013. Num próximo momento falaremos sobre nosso trabalho durante as férias escolares.

Então é isso aí....... 
Aguardem! Em breve traremos os resultados e os procedimentos das aulas aplicadas!



terça-feira, 22 de outubro de 2013

GeoGebra para o 9º ano: Intervenção no Colégio Est. Luiz Setti

Olá! :)

Hoje trouxemos um pouco do que rolou no Colégio Estadual Luiz Setti na última intervenção! 

O grupo formado pelos bolsistas Igor e Missênia, que atende ao 9º ano da manhã , realizou um trabalho muito interessante com o tema Funções. Ao abordar o conteúdo, trabalharam com o software educativo GeoGebra, famoso por sua eficiência no trabalho com gráficos de funções dentre outros. 

Os alunos do 9º ano interagiram muito com os bolsistas, foram participativos durante a aula e se encantaram com o programa GeoGebra. A noção de funções se tornou mais concreta para eles. 

O material disponível no Laboratório de Informática do colégio foi muito importante para eficaz realização do trabalho dos pibidianos. Igor e Missênia precisaram de computadores (o suficiente para que cada aluno utilizasse uma máquina) e DataShow. Os alunos seguiam às instruções dadas pelo telão. 

Primeiramente os bolsistas apresentaram o software aos alunos, lhes ensinando algumas de suas funções básicas. Em seguida passaram à visualização de gráficos por meio de funções dadas.

O professor Sidnei, participante do subprojeto Pibid Matemática/CJ, acompanhou de perto o desenvolvimento da aula. 

A intervenção foi realizada há algumas semanas, mas por falta de oportunidade só vieram a ser publicadas hoje. Vamos aos registros?


  














  
  


Por hoje é só...  

Estamos trabalhando em cima de um novo projeto de aula, com duração de três horas-aula, baseado em algumas  pesquisas com relação ao nível de eficácia da educação do Paraná, mas essa merece ficar pra um próximo post! 

Voltamos em breve com as atualizações do subprojeto! 

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Oficina dos Números: Sistema Métrico Decimal!



A Oficina dos Números com os 6º anos do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Luiz Setti voltou a se realizar na última segunda-feira (23). O tema da vez foi o Sistema de Unidade de Medidas (O metro, seus múltiplos e submúltiplos).


Pra montar essa oficina foi aquela empolgação! Nós três (Patrícia, Taciane e Cladilaine) utilizamos o tempo que estaríamos na escola na semana anterior para preparar tudo lá na faculdade.

Alguns registros...











A ideia era apresentar primeiramente uma explicação sobre medidas (com exemplos do cotidiano). Em seguida aplicaríamos alguns exercícios de fixação, e por fim, um jogo com peças que se encaixariam de acordo com a proporção das medidas.

O jogo foi preparado com E.V.A., papel cartão, folha sulfite e canetinha. Montamos três "tabuleiros", e o resultado foi o seguinte:



Tudo pronto... É hora de aplicar!

"Folha de atividades, tabelinha, jogo de fixação e BIS® para agradar! " Patrícia Ferro

Logo que chegamos à escola montamos a sala e aguardamos a chegada dos alunos. (2ª, 3ª e 5ª aulas, cada uma com uma turma de 6º ano diferente)

A primeira turma que recebemos havia saído da Educação Física e estava super agitada. Passamos nossos primeiros apuros na docência, rsrs. Enfim, aplicamos a oficina conforme tínhamos pensado, mas os resultados não foram os melhores daquela tarde! :/

Em seguida recebemos outra turma, que estava um pouco dispersa. O jogo funcionou melhor dessa vez, rs.

Na última aula a oficina foi mais tranquila. Os alunos entenderam a explicação, participaram da correção das atividades e, pelo que pudemos perceber, também gostaram do jogo. Essa turma interagiu mais conosco.

Não tiramos muitas fotos por falta de tempo. Da próxima vez nos preocuparemos mais com esse detalhe!







... E como mimo levamos BIS junto a um recadinho de agradecimento pela participação.



Por hoje é só! 

É bom lembrar que esse nosso primeiro contato com a docência tem sido gratificante para ambas as partes. Os alunos são presenteados com aulas diferenciadas, como a oficina, e nós com a relação "professor"-aluno antecipadamente, aprendendo a ensinar.


terça-feira, 24 de setembro de 2013

Pibid no Facebook!

Olá! Temos um grupo fechado no facebook, e hoje trouxemos um pouco do que rola por lá! Vem conferir!



- Avisos sobre reuniões, palestras, encontros, etc;

- Apresentação das intervenções nas escolas de uns grupos para os outros;

- Recados dos participantes;

- Notícias do mundo docente;

- Algumas imagens encontradas pela internet, para descontrair!

Esse é o nosso subprojeto Pibid Matemática nas Redes Sociais!



Por hoje é só.... Até a próxima!!!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Comunicado Importante!

Olá galera! Hoje temos um aviso importante por aqui!




Calma! Não é nada de ruim! rsrs 

Comunicamos que o coordenador do subprojeto de matemática da UENP/CJ, profº Fernando Silva, passou seu cargo ao profº Jonis Nervis. Apesar disso, ele continua conosco, como coordenador voluntário! :)


Ou seja, o Pibid Matemática UENP/CJ ganhou um novo membro! 
Seja bem-vindo profº Jonis!


E nós ficamos por aqui!