quarta-feira, 17 de setembro de 2014
Bolsistas na XIII Semana da Matemática, oficina: "Uma maneira Diferente de Ensinar Frações."
ALUNOS DO CACU-O FORAM RECEPCIONADOS POR BOLSISTAS DO PIBID NA XIII SEMANA DA MATEMÁTICA
UMA TARDE SUPER AGRADÁVEL COM BOLSISTAS DO PIBID-MATEMÁTICA E ALUNOS DO CACU-O
Os Bolsistas Paloma, Alinne, Fernanda,Taciane,Cristiane, Tamires,Nilza e Eduardo Caetano recepcionaram no dia 28/08/2014 os alunos do cursinho Pré-Vestibular da UNESP campus de Ourinhos-SP, os mesmos vieram conhecer a universidade e participar da XIII SEMANA DA MATEMÁTICA no período vespertino.
Os bolsistas apresentaram uma palestra para os pré-vestibulandos; nessa palestra foi abordado os projetos do PIBID e demais projetos da CAPES, ressaltaram também a chegada das inscrições do vestibular UENP 2014.
Uma parceria entre UNESP e projeto PIBID-MATEMÁTICA que deu super certo, os alunos do CACU-O saíram satisfeitos com o conhecimento passado ali e principalmente com a exploração do lugar, uma vez que muitos deles irão prestar o vestibular da UENP.
"Discentes Bolsistas do PIBID gerando novos discentes na UENP."
terça-feira, 9 de setembro de 2014
Relatório da Atividade Bingo das Equações
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
Pibid na Semana da Matemática: Exposição e Apresentações
Um dos intuitos dessa tarde foi apresentar o Pibid de maneira mais detalhada, com exposição de alguns dos trabalhos já realizados no programa. Nos propusemos ainda a apresentá-los a Universidade Estadual do Norte do Paraná, seus cursos, suas extensões, e mais especificamente os cursos de Licenciatura presentes no Centro de Ciências Humanas e da Educação (antiga Fafija), afim de promover a tais alunos um maior interesse na área docente, com ênfase em Matemática.
Os bolsistas foram divididos em dois grupos para a realização de atividades durante a Semana, e no grupo de sexta-feira participaram: Bruna, Caique, Cladilaine, Edilson, Geissiélen, Miquéias, Patrícia, Tatielen e Thaís.
hmm.... as pibidianas fizeram o lanchinho, que por sinal ficou muito bom!!! |
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
Diferentes Formas de se trabalhar Plano Cartesiano - Colégio Est. Maria Dalila Pinto, SAP
1ª Aula: Plano cartesiano Duração: 2 horas aula
Metodologia da Aula
A atividades do dia 06/08 foi parte de um todo com tema Plano Cartesiano, dividido em duas semanas, com o princípio de possibilitar à turma do 1ºA um maior entendimento a respeito do assunto. Por meio dos conhecimentos já adquiridos com a professora Teresa nós, bolsistas, pudemos realizar um trabalho bem interessante, a fim de lhes proporcionar uma maior compreensão sobre Plano Cartesiano.
Na aula 01 (06/08) iniciamos a atividades por meio de curiosidades, como a descoberta do Plano Cartesiano, as suas relações com as coordenadas geográficas e um pouco sobre o criador de tal feito, René Descartes.
Depois disso nos contemos a uma atividades em folha preparada por nós, em torno do conhecimento que eles já tinham sobre o Plano. Avaliamos o entendimento de localização deles por meio de exercícios com coordenadas, sem coordenadas (apenas com os pontos), ligação dos pontos (formando uma reta), e por fim questionamos a parte de quadrantes.
Resultados Obtidos
Pudemos perceber a dificuldade de muitos com respeito ao Plano e ainda o desejo de compreender por parte da maioria. Eles nos pediram ajuda durante a atividade, se concentraram nas curiosidades apresentadas e se comportarem muito bem. A atividade se tornou muito mais dinâmica do que imaginávamos. Eles nos solicitaram o tempo todo, nos mostrando interesse pelos exercícios. Por fim, a correção expôs a nós e a eles mesmos a dificuldades apresentadas por cada um, principalmente no sentido de localização no plano cartesiano. Isso foi bom para que se atentem ao conteúdo que precisam revisar, bem como que para nós, bolsistas, soubéssemos em que nos focar para um próximo passo.
2ª Aula: Plano Cartesiano Duração: 1 hora aula
Metodologia
No dia 13 de agosto, realizamos a segunda parte do nosso trabalho com relação a planos cartesianos. Analisando a atividades de número 01 ministrada no dia 06/08 pudemos perceber que a grande maioria sentiu dificuldades em nomear os quadrantes e localizar pontos previamente determinados.
Baseados nos resultados obtidos planejamos e aplicamos uma atividade mais dinâmica que despertasse mais interesse, promovesse a competitividade e acima de tudo pudesse auxiliá-los em suas dificuldades.
Transformamos a sala de aula em um plano cartesiano gigante, onde cada carteira representava um ponto, destacamos também os quadrantes utilizando cartolinas coloridas em cima das carteiras para que pudessem diferenciar os quadrantes com mais facilidade, foram utilizadas também pulseirinhas com as cores dos quadrantes para que pudessem saber em qual quadrante seria “seu par ordenado”.
Resultados obtidos
No decorrer da atividade tornava-se claro o entusiasmo e competividade entre eles, demostraram grande interesse e melhor compreensão, todos os alunos quiseram participar e apenas dois alunos tiveram dificuldade em se localizar, mais podemos dizer com propriedade que esta aula promoveu maior motivação e assimilação do conteúdo trabalhado.
Vários alunos vieram nos perguntar se outras aulas como esta serão dadas novamente afirmando assim a grande satisfação da turma!