quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Bolsistas na XIII Semana da Matemática, oficina: "Uma maneira Diferente de Ensinar Frações."

PARTICIPAÇÃO DE BOLSISTAS NA XIII SEMANA DA MATEMÁTICA DA UENP JUNTAMENTE COM O SUPERVISOR ATRAVÉS DA OFICINA : "UMA MANEIRA DIFERENTE DE ENSINAR FRAÇÕES."



As Bolsistas Paloma Zussa, Milena Molitor e Tamires Augusto apresentaram na XIII Semana na Matemática a oficina "UMA MANEIRA DIFERENTE DE ENSINAR FRAÇÕES." juntamente com o supervisor do PIBID na escola Anésio de Almeida Leite localizada no bairo Aeroporto na cidade de Jacarezinho-PR professor Reginaldo Viana Franco, o material apresentado foi elaborado pelo professor Reginaldo  e as bolsistas tiveram contato com ele através do PIBID  e maravilhadas com a didática e o material resolveram fazer uma parceria com o professor expor através de oficina na  XIII Semana da Matemática no dia 28/08/2014.

"O PIBID explorando esse lado criativo e unindo supervisores experientes com os bolsistas."

ALUNOS DO CACU-O FORAM RECEPCIONADOS POR BOLSISTAS DO PIBID NA XIII SEMANA DA MATEMÁTICA



UMA TARDE SUPER AGRADÁVEL COM BOLSISTAS DO PIBID-MATEMÁTICA E ALUNOS DO CACU-O




Os Bolsistas Paloma, Alinne, Fernanda,Taciane,Cristiane, Tamires,Nilza e Eduardo Caetano recepcionaram no dia 28/08/2014 os alunos do cursinho Pré-Vestibular da UNESP campus de Ourinhos-SP, os mesmos vieram conhecer a universidade e participar da XIII SEMANA DA MATEMÁTICA no período vespertino.
Os bolsistas apresentaram uma palestra para os pré-vestibulandos; nessa palestra foi abordado os projetos do PIBID e demais projetos da CAPES, ressaltaram também a chegada das inscrições do vestibular UENP 2014.
Uma parceria entre UNESP e projeto PIBID-MATEMÁTICA que deu super certo, os alunos do CACU-O saíram  satisfeitos com o conhecimento passado ali e principalmente com a exploração do lugar, uma vez que muitos deles irão prestar o vestibular da UENP.

"Discentes Bolsistas do PIBID gerando novos discentes na UENP."

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Relatório da Atividade Bingo das Equações

A atividade Bingo das Equações foi aplicada no dia 02 de setembro de 2014 nos sétimos anos A e B do Colégio Estadual Dr. Generoso Marques de Cambará, pelas bolsistas Cristiane e Taciane com o auxilio do professor Thomé.

Os materiais utilizados foram:
- uma roleta de Bingo confeccionada pelas bolsistas com pets decartáveis.
- cartelas de bingo com 16 números cada, distribuídas para os alunos.
- 50 equações diferentes coladas em bolinhas de gude.



A atividade consistiu em um jogo em que cada bolinha sorteada trazia uma equação, passávamos-a na lousa e os alunos deveriam resolver, ao obter o resultado da equação verificavam se este número estava presente em sua cartela, se sim, marcavam-o como em um jogo de bingo normal.



Foram vencedores os três primeiros alunos de cada sala que completavam a cartela, levando como brinde jogos educativos.



O tempo para aplicação desta atividade foi de 1 hora/aula com cada turma e o resultado foi muito satisfatório. Apesar de alguns alunos terem errado certas equações, fazendo com que demorasse para sair vencedores, eles foram de uma forma geral bem participativos.
Nós Pibidianas, consideramos que esse jogo depende não apenas de sorte, mas também de habilidades matemáticas, pois se os alunos não a possuíssem consequentemente não conseguiriam completas suas tabelas.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Pibid na Semana da Matemática: Exposição e Apresentações


Na última sexta-feira, 29 de agosto, tivemos o prazer de passar a tarde ao lado de alguns alunos do Colégio Est. Anésio de Almeida Leite, de Jacarezinho-PR, juntamente com seus supervisores.

Um dos intuitos dessa tarde foi apresentar o Pibid de maneira mais detalhada, com exposição de alguns dos trabalhos já realizados no programa. Nos propusemos ainda a apresentá-los a Universidade Estadual do Norte do Paraná, seus cursos, suas extensões, e mais especificamente os cursos de Licenciatura presentes no Centro de Ciências Humanas e da Educação (antiga Fafija), afim de promover a tais alunos um maior interesse na área docente, com ênfase em Matemática.

Os bolsistas foram divididos em dois grupos para a realização de atividades durante a Semana, e no grupo de sexta-feira participaram: Bruna, Caique, Cladilaine, Edilson, Geissiélen, Miquéias, Patrícia, Tatielen e Thaís.  

Para bem recebê-los preparamos um cronograma diversificado:

- De início fizeram um tour pelo Centro, conhecendo salas e blocos;

- Seguiram então para a sala de Exposição de Atividades, onde puderam conhecer de perto alguns materiais já confeccionados pelos pibidianos, como atividades, Jogos matemáticos e materiais confeccionados. 















- Adiante apresentamos a eles  a Universidade e suas ramificações, conforme já comentado. Durante essa abordagem discutimos o assunto, questionamos a respeito do futuro deles, de seus ideais, e todos disseram que pretendem fazer faculdade. Aí então, quando perguntamos sobre os cursos nos quais pretendiam ingressar pudemos apontar todos aqueles nos quais a matemática se fazia presente, e por coincidência ou não, a grande maioria não vai escapar da matemática tão cedo! rs



- Em seguida contamos um pouco sobre a história do Pibid na UENP, seus objetivos, suas ramificações e  citamos alguns números interessantes. Também lhes apresentamos a CAPES.



-  Aí então um dos nossos integrantes Pibid fez uma introdução a sua oficina de Cubo Mágico, que estava programada para o fim da tarde, com um vídeo muito curioso.



- Em seguida puderam conhecer a Sala Temática "A Matemática sob Diversas Perspectivas" montada por alguns acadêmicos de Matemática (André Felipe, Daniele Brigido, Miquéias do Prado, Patrícia Ferro e Willian Nogueira) que, atenciosamente, atenderam ao nosso pedido e permitiram a visita na sexta-feira. A sala estava incrível, com diversos jogos matemáticos, curiosidades, objetos bizarros, além de alguns materiais matemáticos que sem dúvida despertam interesse pelo raciocínio.




- Lá na Sala Temática fizemos uma breve pausa para o lanche da tarde!!! :D

hmm.... as pibidianas fizeram o lanchinho, que por sinal ficou muito bom!!!




E pra fechar a tarde muito bem o bolsista Miqueias deu uma oficina sobre a montagem do Cubo Mágico, com o auxílio dos bolsistas Thais e Miqueias. Os alunos adoraram o desafio!








O grupo uniu forças para realizar o trabalho da melhor maneira possível. Ficamos muito felizes com a visita e gostariamos de agradecer a presença dos alunos, dos professores supervisores, a disponibilidade do pessoal da sala temática e aos coordenadores, pois por meio disso tudo é que o trabalho pôde ser realizado!

Nosso intuito foi apresentar a eles um pouco do nosso universo e deixá-los interessados pela área docente.
Devido a isso apresentamos a faculdade, o prazer de participar do Pibid, entre outros relatos! 


Ficamos por aqui... E até mais!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Diferentes Formas de se trabalhar Plano Cartesiano - Colégio Est. Maria Dalila Pinto, SAP

Oi gente! Hoje apresentaremos a vocês uma intervenção em duas etapas sobre Plano Cartesiano, realizadas na turma do 1º A do Colégio Estadual Maria Dalila Pinto E.F.M. (bolsistas: Cladilaine e Geissiélen).


1ª Aula: Plano cartesiano                       Duração: 2 horas aula

Metodologia da Aula

A atividades do dia 06/08 foi parte de um todo com tema Plano Cartesiano, dividido em duas semanas, com o princípio de possibilitar à turma do 1ºA um maior entendimento a respeito do assunto. Por meio dos conhecimentos já adquiridos com a professora Teresa nós, bolsistas, pudemos realizar um trabalho bem interessante, a fim de lhes proporcionar uma maior compreensão sobre Plano Cartesiano.

Na aula 01 (06/08) iniciamos a atividades por meio de curiosidades, como a descoberta do Plano Cartesiano, as suas relações com as coordenadas geográficas e um pouco sobre o criador de tal feito, René Descartes.

Depois disso nos contemos a uma atividades em folha preparada por nós, em torno do conhecimento que eles já tinham sobre o Plano. Avaliamos o entendimento de localização deles por meio de exercícios com coordenadas, sem coordenadas (apenas com os pontos), ligação dos pontos (formando uma reta), e por fim questionamos a parte de quadrantes.

Resultados Obtidos

Pudemos perceber a dificuldade de muitos com respeito ao Plano e ainda o desejo de compreender por parte da maioria. Eles nos pediram ajuda durante a atividade, se concentraram nas curiosidades apresentadas e se comportarem muito bem. A atividade se tornou muito mais dinâmica do que imaginávamos. Eles nos solicitaram o tempo todo, nos mostrando interesse pelos exercícios. Por fim, a correção expôs a nós e a eles mesmos a dificuldades apresentadas por cada um, principalmente no sentido de localização no plano cartesiano. Isso foi bom para que se atentem ao conteúdo que precisam revisar, bem como que para nós, bolsistas, soubéssemos em que nos focar para um próximo passo.












2ª Aula: Plano Cartesiano                           Duração: 1 hora aula

Metodologia

No dia 13 de agosto, realizamos a segunda parte do nosso trabalho com relação a planos cartesianos. Analisando a atividades de número 01 ministrada no dia 06/08 pudemos perceber que a grande maioria sentiu dificuldades em nomear os quadrantes e localizar pontos  previamente determinados.

Baseados nos resultados obtidos planejamos e aplicamos uma atividade mais dinâmica que despertasse mais interesse, promovesse a competitividade e acima de tudo pudesse auxiliá-los em suas dificuldades.

Transformamos a sala de aula em um plano cartesiano gigante, onde cada carteira representava um ponto, destacamos também os quadrantes utilizando cartolinas coloridas em cima das carteiras para que pudessem diferenciar os quadrantes com mais facilidade, foram utilizadas também pulseirinhas com as cores dos quadrantes para que pudessem saber em qual quadrante seria “seu par ordenado”.

Resultados obtidos

No decorrer da atividade tornava-se claro o entusiasmo e competividade entre eles, demostraram grande interesse e melhor compreensão, todos os alunos quiseram participar e apenas dois alunos tiveram dificuldade em se localizar, mais podemos dizer com propriedade que esta aula promoveu maior motivação e assimilação do conteúdo trabalhado.

Vários alunos vieram nos perguntar se outras aulas como esta serão dadas novamente afirmando assim a grande satisfação da turma!     















 



 


A partir dessas conclusões e de determinados embasamentos teóricos  construiremos um artigo científico relatando tal experiência... Até breve!